sábado, 9 de janeiro de 2016

Músicas conhecidas de músicos desconhecidos 2

UUUUHUL! Primeiro post de 2015! Digo... 2016!!! Vai demorar um pouco pra este autor se acostumar a essa mudança repentina de data. Mas em junho, este autor estará totalmente habituado.

E para começar o ano iluminado, este autor lançará novamente uma luz sobre aquelas músicas que você já conhece, mas não sabe quem toca. E esta segunda parte tem músicas mais inusitadas e inesperadas ainda (também pudera, o outro artigo foi uma republicação), fazendo você se impressionar com algumas músicas da lista. Então você pode sim ter a mesma reação do guardião da galáxia abaixo:


Ou ter uma reação mais excitada ainda.

Mas primeiro, este autor vai novamente listar aquelas músicas que as pessoas também não sabem de quem é, mas que são muitíssimos mais fáceis de serem encontradas. Algumas dessa listinha sempre tocam na Rádio Cidade - A Rádio Ruoóóck, outras já são mais encontradas em coletâneas, filmes, enfim.
  • Blur - Song 2 (aquela que o refrão é "UUU HUL é minha pinga no verão UUU HUL!")
  • Faith No More - Epic (aquela que o refrão é "iuuu aaaa rinaaau ba tchu gué ré viiii")
  • Alice In Chains - Man In The Box (aquela que o riff é "TAN ts TANrãTANrãTANTÃ")
  • Audioslave - Like a Stone (aquela que o riff é "pãooo pãoouumm, pãopãooo pãoouumm...")
  • Joy Division - Love Will Tears Us Apart (é aquela música que parece do Legião Urbana, só que sem consoantes)
  • The Cure - Boys Don't Cry, Friday I'm In Love (aquelas músicas animadas, mas ao mesmo tempo tristes)
  • Blondie - One Way Or Another ("uã whey, óa nóda..."), Heart Of Glass (aquela música de voz super fina)
  • Talking Heads - Psycho Killer (aquela que toca nas baladinhas numa versão remixada, que é inconfundível pelo seu "fafafafa")
  • Bread - Everything I Own (Aquela música beeem melosa que sempre é trilha sonora de coisas românticas)
  • Extreme - More Than Words (aquela música no violão que todo mundo canta junto)
  • The Animals - The House of Rising Sun (aquela música misteriosa, que a guitarra é dedilhada e o vocalista tem voz grossa)
  • Eric Clapton - Layla (não confundir com "Layla" do Oasis), Tears In Heaven (aquela que você foi obrigado a cantar na apresentação de música da escola), Cocaine (aquela em que o trecho "she don't lie" repetido três vezes já figurou muitos comerciais de cigarro)
  • Janis Joplin - Piece of My Heart
  • Jefferson Airplane - Somebody To Love, Feed Your Head (músicas conhecidas por meia dúzia de pessoas)
  • Rolling Stones - Brown Sugar, It's Only Rock 'N' Roll (But I Like It), Angie
  • Foghat - Slow Ride (aquela que o Supernatural tornou famosa)
  • Nazareth - Love Hurts (essa já reconhecida só pelo título)
  • Skid Row - I Remember You, 18 and Life 
  • Foo Fighters - Walk, Best of You, My Hero, entre outras
  • Dropkick Murphys - I'm Shipping Up To Boston (aquela banda/música que ficou conhecida pelo Pânico na TV)
Agora vamos começar de verdade:

Winger - Miles Away

O seu tio conhece muito bem essa. Mas essa música só é reconhecível quando vai se aproximando do refrão, que canta com todo o pulmão "MAL ZUEEEEI!". Aí é uma explosão de emoção que dá nostalgia até em quem nasceu nesta década de 2010.

Firehouse - Home Is Where The Heart Is

Diferentemente de outras canções, esta aqui é reconhecida pelo vocal. E o legal é que ela tem um poder que poucas músicas tem: o de parecer familiar e conhecida inclusive por quem nunca ouviu ela antes.

The Troggs - Wild Thing

De início, esta canção pode ser confundida com várias outras. Você com certeza já ouviu essa música pensando ser outra, mas tocada de uma forma mais... desleixada... preguiçosa... estranha... Mas "Wild Thing" é assim mesmo.

The Kingsmen - Louie Louie

Esta aqui já foi "coverizada" por muitas outras bandas, mas esta é original. Só ela tem esse "TAAAN, tantantan, tan tan, TAN TAN TAN" tão característico. Parece até aquelas notinhas do finado programa Qual é a Música.

T. Rex - Get It On (Bang A Gong)

Já essa daqui não é reconhecida imediatamente, mas vai sendo reconhecida à medida que a música vai avançando. Tudo fica cada vez mais familiar, o baixo, o tecladinho, e finalmente o refrão que te faz lembrar de comerciais e programas antigos.

War - Low Rider

Essa daqui é curiosa. O instrumental é o que chama a atenção, já que a voz é totalmente neutra. Parece que você já ouviu essa batida antes. Aí chega esse "fanfanfanfanfan fan FAN, fan fan fãn fãn, fãn", e você reconhece a canção imediatamente. Aí você tem aquelas reações dos GIFs lá de cima.

Mas aí, de alguma forma, você tem a impressão de que já ouviu isso antes... mas de outro jeito... E não é só impressão sua. Acontece que o Barão Vermelho usou esse "fanfanfanfanfan fan FAN" numa das suas músicas! Mais especificamente nessa aqui.

Barão Vermelho - Pense e Dance

E falando no Barão... esta música não é reconhecível. Não se sinta estranho por não reconhecer essa música. Só os que são mais ligados em música brasileira que podem vibrar com essa música, mais especificamente nesse refrão de palavrinhas rápidas. Esse "pêsss dansss pêsss, pêsss dansss" marcou muita gente que até reconheceu a voz de Frejat, mas não soube localizar a canção só com esse "pêsss dansss"

Titãs - Comida

Olha, outra banda brasileira nessa lista! Pois é. Essa daqui e pra quem via os comerciais do Fome Zero na Globo na infância, e achou foda esse toquezinho que aparece aos 1:50 e aos 2:47.

The Kinks - You Really Got Me

Essa dá um bom toquezinho de celular. Ela também já foi toque ou vinheta de programas "retrô" e especializados nos clássicos. Hoje não há uma pessoa que não reconheça, pelo menos vagamente esse "TAN NANAN NANAN".

The Knack - My Sharona

Essa música marcou quem viu Três É Demais e viu o Tio Jesse cantando uma versão modificada de MAI XA RO NA! Impossível não ler essa frase sem lembrar da canção.

Free - All Right Now

Curiosamente, essa canção é mais marcante pela primeira parte do que pelo refrão. Ela já foi trilha de vários comerciais e é sempre lembrada por... bom, não por muita gente.

Heart - Barracuda

Essa riffzinho cavalgado já foi ouvido por muitas pessoas, mas poucas sabem que foi justo o Heart quem compôs. Hoje em dia, a banda é mais conhecida pelo cover de "Stairway To Heaven" que ela fez. Ah, e também pelas baladinhas melosas como "What About Love" e "Alone". Aliás, "Alone" é tão "AI MEU DEUS FINALMENTE ACHEI ESSA MÚSICA" quanto o resto dessa lista.

J. Geils Band - Freeze Frame

Esse tecladinho do começo já entrega tudo. Depois daí, é só festa. Este autor não lembra onde esta canção costuma aparecer, mas é sempre em programas ou produções "de época".

New Radicals - You Get What You Give

Essa banda de Rock Alternativo fez um clássico mundial. Não tem como não conhecer essa música, que é capaz de levantar o astral e dar esperança até àqueles chatos de internet que vivem falando que tão na bad e chorando pelo crush.

Smash Mouth - All Star

Sim, é essa banda que tocou aquela música do Shrek, "I'm a Believer". Ela estourou nos anos 90 e "All Star" mostra porque, já que toda a canção é agradável, tem um ritmo legal e partes marcantes.

Spin Doctors - Two Princes

Outra banda de Rock Alternativo que fez muito sucesso nos anos 90, que tem o mesmo clima descontraído e animado da canção anterior.

Black Lips - Bad Kids

Essa aqui é um hino de quem é rebelde, contra as regras, mas não tem coragem pra ouvir uma coisa realmente agressiva e pesada como um Punk ou um Thrash Metal.

Tomoyasu Hotei - Battle Without Honor or Humanity

Olha, é a música do Kill Bill! É, ela é que nem aquela do Dick Dale: é extremamente conhecida e foi composta por um guitarrista que ninguém conhece.

Focus - Hocus Pocus

Este autor não sabe se muitas pessoas já ouviram essa música, mas a voz desse cara e as coisas que ele... ahn... canta (?) são marcantes pra vida toda. E quem quiser procurar por essa música, com certeza não vai nem conseguir descrevê-la. Não é fácil perguntar por "aquela música doida que o cara canta hey ororei ororei ororei ororoi ororô ororô ho ho!".

Metallica - I Disappear

E este post termina com uma banda extremamente conhecida, mas com uma música relativamente difícil de ser encontrada, já que ela não aparece em nenhum álbum oficial da banda. Na verdade ela só foi lançada num single, e é integrante da trilha sonora do filme Missão Impossível 2. É mais fácil achar o clipe dela do que sua canção. Ou perguntando pra um fã de Metallica que música que o James fala "Iêi Iê Iêêêêêê"

E isso é tudo pessoal! Este autor acaba essa série por aqui, pois não há mais nenhuma música conhecida de banda/artista desconhecido pra ser dita! Isso porque este autor não quer forçar a barra e colocar aquelas bandas Indie, as bandas de Pop Rock, e de outros estilos nada a ver. Então, foi bom enquanto durou! Adeusmetal.

0 orações:

Postar um comentário