domingo, 20 de dezembro de 2015

Músicas conhecidas de músicos desconhecidos

Olá meus queridos amigos, tudo bem com vocês? Tô aqui de volta para mais um Curiosidades, eu sou Felipe Castanh... *caham* Eu sou o profeta, e este é mais um post de curiosidades, que é um post que você poderia muito bem ler em outro site, mas que você vai ler aqui, porque o profeta tá mandando, e a autoridade dele é concedida por Deus Metal. Então leia esse post até o final para ir pra Valhalla.

Sabe aquela música que você adora, que os seus amigos adoram, e que todo mundo conhece desde sempre, e que até hoje é reproduzida em comerciais, programas de TV, rádios... mas que ninguém sabe de quem é?

Pois é, não é só você que "conhece" uma música dessas, todo mundo conhece! Dá agonia a gente gostar de uma música que a gente sabe que não sabe de quem é e que ninguém mais sabe também, apesar de todos saberem qual é... né? É tão agoniante quanto tentar entender essa última frase.

Por isso, nós abrimos bem os ouvidos, e aproveitamos bastante aquela música misteriosa, saboreamos cada segundo dela até o seu fim, na esperança de que num futuro próximo, ela seja tocada novamente. Geralmente, esse futuro próximo ocorre, em média, 10 anos depois, quando um conhecido vai mostrar as músicas que ele tem no celular. "Opa, já ouviu essa música aqui? Ela é muito boa, escuta só". E nesse momento de redescoberta, você exibe exatamente estas reações abaixo:

Primeiro, o choque.

Segundo, a explosão de alegria.

Mas, graças a este artigo, você não precisará esperar décadas para descobrir quem canta as malditas músicas que todo mundo conhece!

E você que já é fã assíduo do blog, já deve ter lido esse artigo antes da Grande Reforma e está achando que não vai ver nenhuma novidade, maaas engana-se! Pois este artigo foi inteiramente reformulado. Acontece que este autor percebeu algo muito importante: boa parte das músicas apresentadas nos posts antigos (dois ao todo) eram canções que poderiam ser facilmente encontradas e descobertas, pois eram alguns dos maiores sucessos (senão o maior sucesso) de suas bandas! Por exemplo, se você procurar pelo White Stripes, automaticamente já vai encontrar "aquela música lá, que o Fernandinho Beatbox imita, e que tem o clipe todo preto, branco e vermelho com triângulos!".

E foi reconhecendo isso que este autor decidiu, antes de tudo, fazer uma listinha rápida com "aquelas músicas que todos conhecem, que ninguém sabe o nome", MAS que podem sr encontradas facilmente:
  • White Stripes - Seven Nation Army (aquela que o Fernandinho Beatbox imita)
  • The Verve - Bittersweet Symphony (aquela do comercial do Bradesco)
  • Supergrass - Alright (aquela música bem feliz, que é mais ou menos assim: "iá iá, iá pim, iá sim, eza plim...)
  • The Who - Baba O' Riley (aquela abertura do CSI: Miami)
  • Creedence Clearwater Revival - Have You Ever See The Rain? (aquela dos comerciais de carro)
  • David Bowie - Starman (aquela música que teve uma versão brasileira Herbert Richers, que era assim: "Sempre estaaaaar láááá e ver ele voltaaar....")
  • The Eagles - Hotel California (aquela que seu pai ouve até hoje)
  • The Police - Every Breath You Take (a música preferida dos stalkers)
  • Queen - We Will Rock You (aquela que você faz TUM TUM TÁ), Love of My Life (aquela dos comerciais de Dia dos Namorados), Under Pressure (aquela do comercial que fala "ice ice baby"), entre outras
  • Joan Jett & The Blackhearts - I Love Rock N Roll (Aquela que tem mais refrão do que instrumental)
  • The Clash - Should I Stay Or Should I Go (Aquela que canta "xura stei ô xurai gol" que o Mamonas Assassinas fez um cover)
  • Ramones - Blietzkrieg Bop (a "hey ho, let's go" para os leigos)
  • Steppenwolf - Born To Be Wild (BÓÓÓÓ TU BI UAAAAAAAAAAAI)
  • Europe - The Final Countdown (a música que fala de fim do mundo, mas que é animada por causa do tecladinho), Superstitious
  • Survivor - Eye of The Tyger (a música do Rocky)
  • Journey - Don't Stop Believing (a música que demora pra caramba pra chegar no refrão, que é a única coisa que as pessoas querem ouvir)
  • Boston - More Than a Feeling (aquela que sempre está nas coletâneas de "Love Metal")
  • Whitesnake - Is This Love (aquela que está sempre nas coletâneas de músicas românticas, de qualquer estilo)
  • Van Halen - Can't Stop Loving YouJump (Aquela que inspirou Sandy & Junior a compor o clássico "Vamo Pulá"), Panama (aquela que faz você ser nacionalista por um outro país)
  • Aerosmith - Dream On (aquela que fala "sim for" tal coisa, "sim for" outra coisa, "sim for" tudo)
Existem várias outras músicas que podem ser achadas facilmente, mas elas serão listadas no próximo post dessa série (hehe).

Agora prepare-se pra ficar com essas reações:


Alphaville - Forever Young

Alphaville é uma daquelas bandas com nome de lugar, cujos maiores sucessos são baladinhas românticas, ao invés do Hard Rock, que é o verdadeiro som que essas bandas tocam. Só essa introdução já causa nostalgia nos mais velhos, e esse refrão abre um sorriso na alma das pessoas que é lindo de ver. É uma música muito brega, sem dúvidas. Mas são justamente essas músicas bregas que causam mais comoção.

Mr. Big - Wild World

Em 1993, essa canção era trilha sonora da novela global Sonho Meu, então você já tem uma ideia do impacto que ela teve por aqui. Até hoje essa canção é lembrada por coletâneas de músicas retrô, e seu refrão alarmista entra profundamente nas nossas almas. Sim, amigo. Este é um mundo selvagem. Um mundo cruel. Um mundo créu.

America - A Horse With No Name

Aí, mais uma banda com nome de lugar emplacando mais um clássico, que é reconhecido imediatamente pelo seu violão, e logo mais, pelo "laaa laaa lalalala la lala la laaa la...". Aliás, foi por causa dessa música (e outras) que este autor teve ideia de fazer essa série de posts.

Paul McCartney - Coming Up

Não é só de "Live and Let Die" que Paul McCartney construiu sua carreira solo, mas também por este clássico.  Ela é marcante pelo seu refrão "Caminhão! UUUU UUUUUUUU Caminhão!".

The Turtles - Happy Togheter

Os Turtles são aquele tipo de banda que consegue emplacar sucessos eternos, mas que não consegue deixar seu nome em evidência. Este hit sempre foi sinônimo de alegria e felicidade, por isso sempre foi usada como trilha sonora de comerciais alegres, filmes felizes e outras coisas saltitantes. Hoje, ela é conhecida graças ao filme dos Minions.

Kansas - Play The Game Tonight

Todos sabem que o Kansas fez aquela música-tema do seriado Supernatural ("Carry On My Wayward Son") e aquela música sobre poeira ao vento ("Dust In The Wind"). Mas e essa aqui, quem lembra? Este autor, por exemplo, lembra dela sendo tocada num comercial de uma coletânea de clássicos do Rock produzida pela Som Livre. É assim que "Play The Game Tonight" é conhecida, por meio das coletâneas... e dos tiozões que falam dela.

Dire Straits - Sultans of Swing

E falando em tiozão, o Dire Straits é um monumento tombado por eles. Apesar de muitos não conhecerem o nome da banda, muitos conhecem suas obras, como "Walk Of Life", "Money For Nothing", "Your Latest Trick", e esta música aqui.

Nazareth - Hair of The Dog

Esse riffzinho já foi usado em vinhetas, comerciais, programas de tv, e não tem jeito: VOCÊ CONHECE. CONHECE SIM. Todos os seres humanos e não-humanos conhecem.

Iggy Pop - Real Wild Child (Wild One)

Esse "UÁ UÃ" eternizado por Iggy Pop já apareceu em programas de TV, comerciais de cigarro e trilhas sonoras sobre assuntos "radicais com adrenalina".

Billy Idol - Dancing With Myself

Os desavisados podem achar que essa música é do Ramones, pelo timbre de Billy Idol ser parecido com o da banda punk cabeluda. Essa canção se tornou hino das pessoas extrovertidas que gostam de soltar a franga sozinho em casa. O Chris do seriado Todo Mundo Odeia o Chris fez a mesma coisa num episódio, com o detalhe que tava todo mundo em casa.

Red Hot Chili Peppers - Higher Ground

Foi esta maldita, esta salafrária, esta sacripanta, esta parlapatona o principal motivo pra este autor fazer esse artigo! Ele queria saber qual era a banda que cantava "people, keep on sei lá o quê, soldiers, keep on não sei o quê". E só depois de muito tempo, bem depois da Grande Reforma, que ele achou essa bandida!

Joe Satriani - Summer Song

Esta é provavelmente apenas uma das músicas que você conhece do careca, e nem sabe. Músicas como "Surfing With The Alien", "Redshift Riders", "Ice 9", "Just Like Lightining" e outras, sempre são reproduzidas em comerciais, trilhas sonoras e programas de TV, especialmente os esportivos. E "Summer Song" é um clássico facilmente reconhecível.

Santana - Smooth ft. Rob Thomas

Sabe aquela canção "a liro liro leis, a liro liro liro lé"? E aquela do "coração espinhado"? E aquela do "uei ouei ouei ouei"? Pois foi o Santana que fez a guitarra. Santana é um dos mais importantes guitarristas do Rock, até se apresentou no Woodstock, mas só é conhecido pelo povão na posição de participação especial de outros artistas.

Dick Dale - Misirlou

Essa música é tão eufórica e empolgante por si só, que não precisava o Black Eyed Peas fazer uma versão dela cheia de PUMP IT! (LOUDER) PUMP IT! (LOUDER).

Quiet Riot - Cum On Feel The Noize

Originalmente composta pela banda Slade (e podendo ser confundida com uma música do Twisted Sister), essa música é reconhecida rapidamente pela bateria e a voz "com a mão, fio de nóis". E por ser tão marcante, é um dos clássicos do Rock.

Warrant - Cherry Pie

E mais uma música se imortaliza graças ao seu refrão ao invés do seu instrumental. Ele é tão contagiante que até faz esquecer o seu significado bobo, que recita com tanto empenho que "ela é minha torta de cereja".

Jet - Are You Gonna Be My Girl

Se consagrando como um hino tardio do Rock, essa música é o melhor que uma banda alternativa como o Jet pode fazer. A música inteira é marcante, INTEIRA MESMO, desde o instrumental até o refrão, dos versos pausados até o pandeiro meia lua do comecinho. Até o Omo sabe a força que essa música tem.

The Trashmen - Surfin Bird

Finalmente você encontrou aquela música que você tinha vergonha de descrever como "mé mé mé mé mé mé mé"! Obrigado, de nada.

George Thorogood - Bad To The Bone

Se tem uma música que faz você se sentir todo poderoso e marrento, é essa! Esse é o legado de Jorge TouroBom e os Destruidores, um clássico eterno do Rock que não teve o nome do seu autor lembrado por razões óbvias. George Thorogood não é um nome fácil de lembrar.

Green Jelly - Three Little Pigs

E este autor deixou essa pro final, porque é o grande tesouro deste artigo! Só quem já assistiu esse videoclipe na TV (mais especificamente na MTV), sabe a emoção de se reencontrar com esse lobo mau de óculos escuros e jaqueta de couro perseguindo os três porquinhos.

Então foi isso, meus amigos! Não deixe de dar aquele gostei aí em baixo, vamos bater recorde de likes, e se inscreva nas minhas redes sociais, e assista o último art... AAAH CARAMBA, tô nostálgico demais!

Enfim, enquanto você se recupera dessa torrente de emoções que está certamente sentindo, este autor tentará fazer uma segunda parte desse artigo... E muito provavelmente ela será a última, pois não tem tantas músicas rockeiras "desconhecidas que todos conhecem" por aí. Adeusmetal.

1 orações:

Unknown disse...

Faltou Dreams- Van Halen

Postar um comentário