terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Bandas com 3 letras no nome

É muito fácil encontrar bandas com nomes pequenos. Tem o The Who, The CultU2, KISS, Toto, já foi feito um artigo sobre nomes pequenos. Mas este artigo aqui é preciso na sua pequeneza, pois ele vai listar 10 bandas com três letras no nome. Por quê? Porque 3 é um número cabalístico, é um número sagrado, é o número da trindade, é o número da trinca, é o número do ménage, é o número da dupla de três que você faz no colégio. 3 é icônico, 3 é sobrenatural, 3 é o número que você vê e sente carisma nele. Você olha o 3 assim, e pensa, "Taí, 3 é um número bacana! Eu simpatizo com 3! Qualquer dia, eu chamo ele no chat".

Sim, você gosta do número 3, eu gosto do 3, todo mundo gosta do 3. E este autor espera que você também goste dessas bandas:

Banda: MC5
Estilo: Rock
Com um nome desse, não é difícil achar que a banda toca Rap Rock e faz um som tipo... Aqui é o MC5, no serviço, eu não brinco / Se você não me conhece, fica calmo que eu explico: / Minhas críticas são duras, o meu som é pesado / Incomodei tanto o sistema, que já fui até censurado / Na rima, eu não dou pausa, se existe Punk, é por minha causa / Desde os anos 60 que o MC5 arrasa / É papo reto, fica esperto nas ideias que eu desperto / Ouça a voz da experiência pra aprender o jeito certo / Eu já pregava a rebeldia quando o Punk nem existia / Então se liga, juvenil: eu sou o pai da anarquia / Agora cê tem ideia de com quem tu tá lidando / Baixa a bola, que na rima, MC5 é o comando, yo! *Cahham* A banda nasceu em 64, terminou em 72, e é literalmente um tesouro perdido do passado, pois infelizmente, não tem o status merecido hoje em dia. Não que ela tenha tido algum dia... Ela SÓ foi uma das precursoras do "rock pesado", do "Garage Rock" (que originou o Punk Rock), do Hard Rock, das letras de cunho crítico e revolucionário recheadas de palavrões e de agressividade num tempo em que o Rock ainda era paz e amor. Só isso! E olha como o mundo é injusto: a banda acabou só porque não vendia o tanto que a gravadora queria! Obviamente, a banda era muito evoluída e pesada pra sua época.


Banda: Yes
Estilo: Rock Progressivo
Essa é uma das bandas que todo rockeiro conhece... de nome. Se forem mais sábios, eles sabem que o Yes é uma banda de Rock Progressivo. Mas vamos dar uma breve sinopse da sua história: a banda surgiu em 1968 com a reunião de músicos que já tinham experiência tocando em outras bandas - que não vão ser citadas neste artigo, porque você sabe como é: músico de banda de Rock sempre tem mil projetos paralelos, bandas anteriores e bandas posteriores. Essa reunião resultou em músicas virtuosas e complexas com influências do Folk, Jazz e Música Clássica, tudo misturado de forma coesa e inovadora pra época. Foi esse experimentalismo e complexidade que solidificou a carreira do Yes perante o público, perante os críticos chatos, e entre outros músicos de Rock. Mas como a banda nunca investiu em músicas facilmente assimiláveis ou com apelo mais comercial, o público em geral acabou não tendo interesse pela banda - e nem conhecendo suas mudanças de integrantes, sua "fase pop", seus términos e retornos, enfim, suas aventuras.


Banda: UFO
Estilo: Rock
Eis uma das bandas mais importantes do Rock, e que é sempre venerada por aqueles tiozões rockeiros barrigudos que ostentam uma coleção invejável de vinis e CDs. UFO nasceu em 1969 adotando primeiramente o nome de Hocus Pocus, mas depois decidiram usar seu nome de 3 letras em homenagem a um clube londrino, aonde se apresentaram e assinaram contrato com sua gravadora. Além disso, o nome "UFO" chamava atenção por sua temática de espaço sideral, mistério e ficção científica, assuntos que estavam em voga na época. O UFO acabou se destacando por ser uma das bandas que mais ajudou o Rock a fazer sua transição para o Heavy Metal, graças aos seus riffs e bateria pesados. E isso que a banda era mais voltada pro Rock, Progressivo, Hard, isso tudo junto. Outro detalhe, é que a banda também inseria efeitos sonoros "espaciais", o que lhe rendeu o infame rótulo bobo de "Space Rock" - que já rotulou outras bandas como Hawkwind, Gong, Porcupine Tree, até mesmo David Bowie e Pink Floyd. Com isso tudo, o UFO é uma das tantas bandas importantes pra história do Rock que acabaram não sendo tão reconhecidas pelo público geral, somente pelos fãs mais assíduos do gênero.


Banda: Y&T
Estilo: Hard Rock
E lá vem mais uma banda que só tiozão rockeiro conhece e venera! Nascido em 1973, o "Yesterday & Tomorrow" resolveu encurtar seu nome e se chamar só de "ípsilon e tê", para entrar para os anais da história do Rock naquela sessão reservada para bandas importantes que foram ofuscadas por bandas mais famosas. Apesar do Y&T ter lançados discos em 76 e 78, o seu reconhecimento só veio na década de 80, onde a banda viveu o auge da sua carreira: lançou álbuns ano após ano, de 81 a 85, e emplacando canções que não saíam das rádios e das paradas musicais. Das bandas de Hard Rock da década de 80, o Y&T foi uma das mais bem-sucedidas, tanto comercialmente quanto em público e crítica, ficando marcada por fazer apresentações magistrais e obras cativantes que tem o dom de nos fazer curti-las logo na primeira audição. E como foi dito, o auge foi entre 81 a 85, porque depois, as mudanças de integrantes que aconteceram afetaram o rendimento da banda e iniciaram seu declínio. A partir daí, ela teve um público mais seleto (pra não dizer minúsculo) e uma carreira um tanto instável. Mas o Y&T é um dos grandes nomes do Rock, não precisa provar nada pra ninguém.


Banda: TNT
Estilo: Hard Rock
À título de curiosidade, existiu uma chamada TNT nestas terras tupiniquins, que ficou ativa de 1984 a 94, e depois, de 2003 a 2007. Ela tocava Rock and Roll e teve tanto sucesso quanto o The Baggios tem hoje em dia, ou seja: nenhum sucesso. Mas o TNT desta lista é uma banda norueguesa que nasceu em 1982 tocando Hard Rock de cabelão e roupas que só gente daquela época usaria. A banda fez mais sucesso no seu país e na região escandinava, tendo alguns sucessos só depois no mercado mundial (ou seja, nos EUA), aparecendo na MTV, entrando nas paradas da Billboard, entre outros feitos que fizeram a banda comercialmente bem-sucedida, apesar de não ter tanta relevância assim na cena do Hard Rock dos anos 80. Hoje ela executa um som mais calcado no Heavy Metal, mas é bom que você conheça o seu som mais tradicional:


Banda: Gun
Estilo: Hard Rock
Existem duas bandas "Gun", que são esta, e outra chamada "The Gun", que era um trio de Rock Psicodélico e Progressivo nascido em 1967. E como o "The Gun" tem o "The" no nome, este autor preferiu botar nessa lista o Gun de 3 letras. Pois bem... Inicialmente, essa banda originária da Escócia nasceu como Blind Allez, mas depois de um intenso troca-troca de integrantes, ela mudou para Gun definitivamente em 1987, tocando Hard Rock e tendo contrato firmado com a gravadora A&M Records, lançando quatro álbuns: "Taking On the World" em 1989, "Gallus" em 1992, "Swagger" em 1994 e "0141 632 6326" (que droga de nome, né?) em 1997. E morreu. Sim, a banda morreu em 1997 por conta da instabilidade na carreira musical e pelo intenso troca-troca de integrantes. Mas eis que os músicos originais (digo, alguns deles) retornaram em 2008 para continuar no rock and roll, e ao que parece, o Gun não está disposta a terminar dessa vez.


Banda: Dio
Estilo: Heavy Metal
E aqui está o artista de 3 letras mais famoso desta lista. Ronald McDonald James Padavona é o verdadeiro nome de Dio, cantor que ficou famoso por substituir Ozzy Osbourne nos vocais do Black Sabbath. Mas isso não seria possível se ele não tivesse ganhado destaque nas suas bandas anteriores, o Elf e o Rainbow. A partir daí, já podemos ser sensacionalistas e dizer que o número 3 estava marcado no destino do cantor, já que: 1) Dio tem três nomes em seu nome completo, 2) fez parte de três bandas antes de partir pra carreira solo, 3) a banda Elf tem três letras, 4) "Dio" tem três letras, 5) Seu primeiro disco solo foi lançado em 1983, e finalmente, 6) faleceu em 2010, ou seja: 2+0+1+0=3. Além disso, este autor mostrou seis evidências do número 3 marcar a vida de Dio, e seis é divisível por três! Coincidência?!!? Acho que não!!!1 E se você esperava algo mais sério pra descrever Dio nesse artigo... pombas, o que este autor que vos fala ia falar de relevante sobre ele? Já tem tanto site fazendo esse trabalho por ele!


Banda: U.D.O.
Estilo: Heavy Metal
Agora vamos falar de outro vocalista que investiu na carreira solo, que também saiu de bandas clássicas e que também é baixinho. Udo Dirkschneider (saúde!) fez muito sucesso enquanto fazia parte do Accept, banda tradicional de Heavy Metal. Ele saiu do Accept por causa de diferenças musicais, decidindo assim pegar a trouxinha e seguir seu próprio caminho com sua banda solo U.D.O., que é basicamente o seu nome transformado em uma sigla. É que desse jeito fica mais badass, né. A sua carreira foi pavimentada por álbuns bons e medianos, mas nunca ruins a ponto do público não respeitar o trabalho do baixinho. O lado ruim dessa história é que tem fã do Accept que não superou a partida de Udo da banda até hoje! Esses fãs vivem suspirando pelos cantos, se lamentado, comparando a voz rouca e suja de Udo com a voz de gralha rasgada do novo vocalista do Accept, e se perguntando como seria se o Udo estivesse lá hoje em dia. Acceptem que doi menos, porra! Aproveitem as duas bandas, que elas estão ótimas!


Banda: H.I.M.
Estilo: Gothic Rock, Metal Alternativo
Agora saindo do circuito Rock/Metal e indo pra poesia, pro lirismo, pro goticismo suave, pros cenários de florestas frias aonde as corujas te observam e os lobos uivam para arrepiar seus pelos. Essa banda finlandesa nasceu em 1991 formada por Ricky Vallen Ville Vallo e por outros caras que não importam, pois Ville é o líder, o vocalista e o bonitinho da banda, e portanto, o mais importante. O nome "H.I.M." é a abreviatura de "His Infernal Majesty", que em português, é algo como "Seu poder maldito do capiroto". No início, a banda fazia covers de The Cure, Joy DivisionThe Sisters of Mercy, Fields of the Nephilim, Type O Negative e outras bandas soturnas from hell, o que fez o H.I.M. formar sua própria sonoridade quando decidiu fazer música autoral. Até hoje tem gente que discute o que o H.I.M. toca, mas na opinião de Vallo, a banda toca Love Metal. Mas bem, com essa pose e sonoridade melancólica e trevosa, esse logotipo de coraçãozinho, e esse rótulo auto-imposto, é bem possível que você ache o HIM uma banda emo adolescente que quer fazer pose de gótico. E de certa forma, é mesmo. Mas pelos menos, tem muito mais qualidade que um Evanescence. Então vale a pena dar uma escutada.


Banda: Týr
Estilo: Folk Metal
Agora mudando totalmente de estilo novamente e indo pras batalhas vikings, pros penduricalhos artesanais, pras roupas de pele de animal e para as sanfonas do Forró. O Týr é uma banda de Folk Metal que nasceu em 1998 e tem o mesmo nome do deus nórdico da guerra. É importante elucidar que o Folk Metal é um estilo de Metal que une a sonoridade das canções folclóricas das terras nórdicas com o Metal, não importa qual subgênero de Metal seja. E por isso o Týr já flertou com o Progressivo, Power Metal, metal extremo, e pra qualquer outros metais eles queiram fundir no futuro, pois a banda não tem restrições sonoras. E é por causa dessa versatilidade e proposta que o Týr é uma das bandas mais consagradas do Folk Metal, junto com o TurisasThyrfing, Trollfest, Tuatha de Danann... sim, como você notou, um dos requisitos das bandas de Folk é o nome começar com "T".


Pois bem, estas foram as bandas que este autor quis listar, pra cumprir o capricho de fazer uma lista certinha de 10 bandas.

Mas ainda existem outras milhares de bandas com só 3 letras nome (tá bom, talvez "milhares", não. Algumas dezenas, talvez): a banda Punk 999; a banda de Stoner Yob, as bandas de Thrash D.R.I e S.O.D (que todo mundo confunde com SOAD, a abreviatura de System of a Down); as bandas de AOR Shy e W.E.T.; , as bandas de Progressivo GTR, OSI, A.C.T. e Egg; as bandas de Hard Rock XYZ, Kix, Ten e Mud; as bandas de Rock Alternativo Red e Jet (dona do hit "Are You Gonna Be My Girl"), a de Grunge Tad, e muitas outras que este autor não conhece e nunca ouviu falar, que nem você.

1 orações:

Dhanylo disse...

Half Life 3 confirmado

Postar um comentário