segunda-feira, 21 de setembro de 2015

O futuro do Metal


Estava com saudade de fazer um post irresponsável, extremista e escrachado.

Pra você que não sabe como dar zoom no seu navegador e não conseguiu ler o que está na bala, está escrito: Pare de se achar importante. Nem o Nu Metal, Nem o Metalcore, nem você são "o futuro do Metal". Esses estilos são novos, mas não significa que eles são "o futuro". Até porque tem muitas bandas de Metal novas hoje em dia que são muito melhores que essas modinhas adolescentes.

Fora a arrogância dos screamos, que é asquerosa. Eles se acham o "legado do Metal", "a nova geração", os "filhos do amanhã", os "evoluídos", os fodões que só são fodões porque ouvem bandas e estilos de Metal novos. Quer dizer, na verdade eles nem ouvem Djent, Death Metal Sinfônico, Rock/Metal Moderno ou qualquer coisa nova que vem surgindo por aí, porque eles só curtem mesmo esses Nu Metal, Metal Alternativo, Metalcore e Deathcore (que?!), que no fundo, no fundo, são tudo a mesma coisa.

Sim. Todos esses estilos tem guitarras que não fazem solos decentes, vocalistas que se alternam entre vozinha de cantor de boy band e gritos rasgados esganiçados e irritantes (arremedos de drives e guturais), músicas pesadas como uma pena e melódicas como a Avril Lavigne falando do ex-namorado, e por fim, letras sobre conflitos internos e frescuras emocionais. Em resumo, são metais mais maleáveis, oxidáveis, de qualidade reduzida, perfeitos pra quem ainda não está pronto pras metais mais fortes, resistentes e inoxidáveis (ô loco bixo).

E nem precisa ser o Metal tradicional pra ter essas características, basta apenas fazer um som que não segue o "padrão de qualidade" das grandes gravadoras, que só contratam bandas inofensivas que não machucam os ouvidinhos sensíveis do público geral. Tipo a banda Malta. Vai dizer que ela é "o futuro do Rock brasileiro" também? Enquanto tem um monte de banda nova - que passa fora do radar da mídia - que é infinitamente melhor?

Enfim, ninguém aqui está se opondo à evolução, às mudanças e ao progresso. Ninguém está defendendo que o Metal fique estagnado e que não se renove. Está apenas dizendo que o Metal Alternativo, Nu Metal e Metalcore não representam o futuro do Metal. E ponto.

21 orações:

Ruan Ferreira disse...

Ridículo esse blog só pode ser vindo de um rokista headbangers quer dizer gêneros como nu metal , death metal etc .. não representa os novos metal primeiro que metal não essência do rock até porque o metal e subgênero do rock e segundo o rock ou ser preferi o metal sempre mostro adquiri novas mundação com tempo se metal de hoje não e quer você esperava beleza sua opinião mas também não vem quere diminuir os mainstream porque querendo eles tem qualidade só que e headbangers rokista preconceituoso que ataca esses tal

Eu segui sua pagina mas depois desse publicação não vou nem quere saber desse rokismo

Renan Lima disse...

Rokista ama bandas alternativas, de Nu Metal e Metalcore. E o blog é chamado de rokista por fazer justamente o contrário. Eu hein...

Existem bandas mainstream ótimas, como AC/DC, Metallica, Matanza, Iron Maiden, Ramones, etc. E elas são boas porque mantém sua proposta e a essência do Rock, não mudam seu estilo pra se adequar e se adaptar ao gosto popular.
E existem bandas mainstream como a Malta, que fazem musiquinhas bonitinhas pra novela e conseguir apoio do povão. Se você acha que elas tem qualidade... ok, né.

E não entendi o resto que você falou. Você poderia se expressar melhor na próxima vez - se é que vai ter próxima vez.

Everton de Santana disse...

Pra mim já é vago em si em falar sobre o "futuro do metal", o que isso quer dizer afinal? Bandas que terão repercussão mundial ou pelo menos continental?
Penso que essas bandas de metalcore não vão muito longe, ao ouvir eu não enxergo a rigidez e maturidade musical que encontro em outros gêneros tipo power metal. De qualquer maneira, "o futuro do metal" nunca foi e não será algo objetivo. Enquanto os escandinavos estavam fazendo metal melódico, os americanos estavam fazendo thrash, por ai vai. O futuro está nas mãos de muitos, ao meu ver. Essas bandas de metalcore etc eu não acompanho para deduzir qualquer coisa. Mas eu posso dizer que escuto muita banda recente e ativa que está longe de ser metalcore e eles estão se dando muito bem.

Renan Lima disse...

Creio que o "futuro do Metal" está nas mãos das bandas que terão (e já tem) repercussão continental e mundial, mas uma repercussão no underground. Não importa o sub-gênero que elas sejam.

Pode-se dizer que essa é uma aposta arriscada pra definir algo tão vago quanto o "futuro do Metal", mas essa é a aposta mais racional a fazer. Afinal, o Rock e o Metal só sobreviveram tanto tempo porque várias bandas foram surgindo o longo dos anos. Quanto mais bandas reconhecidas e de renome, mais o estilo se mantém vivo.

Carlos Pereira jr disse...

EU CURTO AS VELHAS BANDAS E UM BOM TRASH METAL.... ALAR DE MUDANÇAS NO METAL. BOM, DEPENDE DE COMO E A PARTIR DE QUE TIPO DE SOM AS MUDANÇAS ACONTECEM. PODEMOS AZER COISAS NOVAS INSPIRADOS NA VELHA TRADIÇÃO. UMA MUSICALIDADE PESADA E SUJA É O FUTURO DO METAL EM QUALQUER ÉPOCA. FALTAM BANDAS NOVAS QUE ENCARNEM ESTE IDEAL....

Ruan Ferreira disse...

Rokista amigo não tem gênero de rock específico mas uma coisa sei que esse rokismo vem mas do headbangers que tem preconceito com tudo mas isso e outra coisa

Mas sobre representa o rock que você cito ainda e Bandas epoca e ainda não se podia disse que eles são novos metal , pra min que já ta bem claro que esse post não passar preconceito de bangs contra gêneros rock atualidade

Carlos disse...

Renan, você ainda não repostou aquele post de tréplicas anti-rockistas sobre o funk

Esther Souza disse...

Olá Renan , eu já conheço o blog a algum tempo, e realmente admiro suas postagens mais nunca comentei em nem uma delas.
Acho que isso não é muito relacionado a postagem, mas, Grunge pode ser considerado um pouco parecido com Scream , já que Grunge pode ter gritos e ao mesmo tempo o Scream tem também? Também queria saber se os Grunges escutam Scream e os dois estilos podem ser um pouco comparados(não nas escritas das letras)
E o que você acha dos subgeneros Grunge e Scream?

Renan Lima disse...

Oi Esther, tudo certo?
Como eu descrevi em outro artigo , o Grunge é só o nome que deram pras bandas de Rock Alternativo de Seattle.
E essas bandas não usavam screamo, que é a atécnica vocal usada pelo Metalcore.

Mas os fãs de Grunge podem sim ouvir Metalcore, porque eles são livres pra ouvir qualquer coisa - até o Molejão =P
Se bem que... Eu duvido que fãs de GRUNGE escutem Metalcore. Acho mais fácil ver fãs de NIRVANA E PEARL JAM que escutam Metalcore...
Mas vai que tem, né.

Renan Lima disse...

Oi Carlos, eu simplesmente esqueci que esse artigo existia =P
Vou dar uma revisada nele e publicar nessa semana.

Renan Lima disse...

Oi Ruan! Pelo jeito, teve próxima vez!

E pelo jeito, você usa um significado totalmente próprio de "rokismo". Mas vamos lá: segundo o feicebuk, "rokismo" e "rokistas" são os posers, os rockeiros que são rockeiros por modinha, que usam o Rock pra aparecer e pra se sentirem especiais. E pra validar a sua "importância" e engrandecer seu ego, os rokistas endeusam o Rock e falam mal de todos os outros estilos musicais, mas mais especialmente do Funk.
Então, o blog nem chega perto de ter essa atitude imatura.

E sim, existe um certo padrão sobre as bandas e estilos que os rokistas gostam. É só dar uma olhada na Rock Wins, eles amam o Rock clássico (apesar de não saberem citar cinco musiquinhas do The Who ou do Cream) e amam de paixão as bandas de Rock e Metal Alternativo.

Mas sim, o preconceito que a cena headbanger tem é recorrente, é um fato, infelizmente.
MAS, se você entendeu o post, vai perceber que eu não tenho preconceito com o Metal Alternativo. Eu tenho conceito mesmo =)
Eu já ouvi um monte de bandas de Nu Metal e Metalcore pra poder fomar minha opinião. Aliás, eu gostava de Nu Metal antes de fazer o blog. E depois de fazê-lo, comecei a escutar as bandas de Metalcore e acabei detestando. E ainda ouvi "Hail To The King", o novo disco do A7X, só pra ver se a banda tinha melhorado (como os críticos por aí diziam).

E não entendi nada do seu segundo parágrafo (o.O)

Ruan Ferreira disse...

Renan
Rokismo você ate certo mas esqueceu que rokismo odeia ate próprio rock se pertce a popismo porque rokista da valor as lendas autenticas

Sim a sim um preconceito da sua parte sobre bandas atualidade olha sua publicação ver se não e preconceito , o que deu a entende que bandas que representa o rock só que e seu gosto por o resto e lixo ate defeco todas bandas atual e sem conta que segui seu blog já vir você fala mau das outras banda só pertece atualidade fora que só olha seu blog não tem nada falando sobre os rock atual só ser for fala mau ai tem

E só pra finaliza modinha e frase de rokista assim como poser só pra diminuir rockeiro escuta certos rock

Ailton Lucena Filho disse...

Treta detectado. :B

Tenho convergência sobre a indústria do metal ter mudado significativamente, de acordo com os tempos, fazendo o mercado trazer à mídia, bandas menos maduras e com uma identidade musical mais produzida e bem planejada. (Embora que até tenho uma admiração pelo trabalho do Slipknot na sua ascensão, banda citada pelo moleque baleado.)

Me pergunto Renan, apesar de ter se mostrado crítico no geral, existe em você algum apreço ou chega a apreciar algum metal mainstream contemporâneo, atualmente? =P

Renan Lima disse...

Oi de novo, Ruan!

Não entendi seu primeiro parágrafo, mas ri bastante do "popismo".

Eu que digo pra você ver minha publicação.
Além de eu ter falado que as bandas de Nu Metal e Metalcore não resumem o Metal atual e "do futuro" (FELIZMENTE), ainda digo que as bandas novas devem ser reconhecidas, e que a evolução precisa ser incentivada, mas... sem dar moral pras modinhas adolescentes.
Inclusive fiz outro artigo sobre o que vem surgindo de bom por aí, vale a pena dar uma conferida.

Agora, se você acha que "preconceito" é simplesmente "não gostar das bandas que você curte", aí temos um problema, porque a definição de "preconceito" é julgar uma coisa sem conhecê-la. E como eu disse antes, já conheço o Nu Metal e Metalcore. Conheço esses estilo o suficiente pra considerá-los um lixo.

Mas pra resumir toda essa discussão, você só tá bravo porque eu acho as bandas que você gosta um lixo.
Mas não se engane, eu não considero "Rock" ou "Metal" só as bandas que eu gosto. Tem muita banda que vem surgindo agora de Black Metal Atmosférico Depressivo, por exemplo, que eu não gosto e que eu passo longe. Mas nem por isso vou dizer que elas não são "de Metal".

Renan Lima disse...

Oi Ailton, tudo certo?

Creio que hoje não há nenhum motivo pra eu apreciar o Rock/Metal contemporâneo mainstream. Porque no mainstream, a gente não fica sabendo da ascensão de bandas brasileiras como Hibria, Bella Utopia, Frade Negro, Nervosa, etc. Se depender do mainstream, só vamos continuar conhecendo e venerando as bandas clássicas que estão quase morrendo =P
Aliás, se perguntarmos pra qualquer pessoa não inteirada no Rock sobre "qual a última banda de Rock que ela ouviu por aí", elas vão falar da Malta.

Então não tem como não...

Ruan Ferreira disse...

Oi Renan

Bom você fala que não e preconceito
Mas ae você fala nu metal e etc.. São gênero de adolescente ??? Ae se eu fosse julga um funkeiro e disse que gênero dele e de traficantes eu passo a ser rokista um vilão??

Essa e a logica aonde quero chega
você fala do nu metal etc... Mas ele são tão digno de ser metal como qualquer outro ate porque fizeram grande parte

O rockeiro da figura levo bala ta errado não ele curti qualquer gênero de rock o que mostro no cara atiro que ele preconceituoso quer argumento que ele usa e sem fundamento que e vinda de opinião

Eu partículamente curto todos rock tanto mainstream tanto underground
Curto nu metal heavy metal e todos tipo eu só fiquei irritado porque essa publicação não passa de um preconceito


Ruan Ferreira disse...

Eu segui seu blog ate Curt suas publicação tem muita coisa que você fala faz muito sentido ate sugiro que bota mas frases do rock particulamente de minha opnião acho muito interessante mas o que me irrinto que já tinha notado antes e que voce tem preconceito com rock atualidade e esse publicação demostrou

Renan Lima disse...

Oooi de novo e novamente, Ruan!

Eu não gosto muito de limitar e definir o gosto das pessoas, mas eu tenho que reconhecer uma coisa: certas bandas e artistas tem seu público alvo bem definido - e muitas vezes, não intencionalmente.
Por exemplo, artistas pop são muito adoradas por gays. Uriah Heep é adorado por adultos (tiozões, na verdade). E Metalcore e Nu Metal é adorado por adolescentes.
Isso quer dizer que você não pode ser hétero e gostar de artistas pop? Não pode ser jovem e gostar de Uriah Heep? Não pode ser mais velho e gostar de Nu Metal e Metalcore?
É claro que pode. Ninguém vai te proibir de nada.
Mas tais bandas e artistas vão ter esses públicos específicos, inevitavelmente.

E pode-se encarar isso como um mal-julgamento, especialmente por eu usar a expressão "modinha adolescente", como se eu estivesse afirmando que ser adolescente é uma coisa ruim... Mas não é nada disso. Ser adolescente não é uma coisa ruim. O que é ruim é ser uma MODINHA adolescente.
Uma "modinha adolescente" é aquela coisa (banda, música, filme, livro, programa, etc) que os adolescentes, na sua fase de amadurecimento, crescimento e mudanças frequentes de opinião e gostos, gostam e largam pouco tempo depois, fazendo aquela coisa ser só uma fase, uma coisa descartável.
Todos os bangers e rockeiros mais velhos já tiveram esses gostos descartáveis. E todos os rockeiros e bangers mais novos terão esses gostos descartáveis.
E na maioria das vezes, esses gostos descartáveis acabam sendo justamente as bandas de Nu Metal e Metalcore.

Eu, por exemplo, gostava de toda banda de Nu Metal que aparecesse e que tocasse nas rádios (e na MTV). Depois fui mudando meus gostos e deixei de gostar. O Nu Metal foi apenas uma "modinha adolescente" pra mim.
(No caso, o Metalcore só ganhou mais evidência depois de eu ter mudado definitivamente meus gostos, então nem tive tempo de "gostar e desgostar".)

Mas não estou dizendo que isso VAI acontecer com você. Talvez você continue gostando dessas bandas até a morte, como é o que acontece muitas vezes. E caso isso aconteça mesmo, tudo bem, o importante é o que você gosta e pronto. Assim o Nu Metal e Metalcore deixam de ser uma "modinha adolescente" e passam a ser um amor eterno.

Você tem todo direito de não gostar do screamo levando bala, porque eu mesmo reconheço que isso é extremista.
Isso foi minha maneira de descarregar a raiva dos screamos arrogantes e cheios de si que se acham "o futuro". É aquele tipo de desejo que temos da boca pra fora, aquele desejo de MATAR alguém que nos irrita, ou quando queremos FAZER AQUELE CARA TER UMA MORTE LENTA E DOLOROSA porque ele fez uma coisa insignificante e boba, mas que acaba nos aborrecendo.

E me repetindo: eu não tenho preconceito com o Rock feito atualmente. Já indiquei bandas atuais aqui no blog por meio de posts e vídeos várias e várias vezes. O que eu tenho é desgosto pelo Nu Metal e Metalcore.
Aí você vê se escolhe deixar de isso de lado, se decide relevar e ignorar isso, ou se escolhe largar o blog só porque eu detesto uma coisa que você gosta.
Porque eu com certeza gosto de várias coisas que você não gosta. Isso é normal, cada um tem seu gosto.

Anônimo disse...

vou postar como anonimo por motivos de: to com preguiça de logar :v
sdds dos anuncios de pamonha por R$1,50 e qnd os posts nao eram levados tão a serio.. gosto pra krl dos posts, peregrinava td dia fuçando cada pag da biblia, cheguei a ser tr00zão.. dps dei uma relaxada e comecei a encarar o site de uma maneira mais "humor acido", desde entao frequento periodicamente como minha válvula de escape

Renan Lima disse...

Oi Anônimo, que bom que você continua acompanhando =)

E também fico feliz que esse post (um tipo de post que não é mais habitual, porque eu agora aposto mais no "humor ácido", como você disse) tenha causado tanto retorno do público, que agora só gosta de comentar na página do feice. Isso me traz nostalgia daquele tempo onde o que eu queria era só falar mal de tudo que não fosse Rock e foda-se. Eram tempos mais simples, irresponsáveis...

Anônimo disse...

das antiga mas deu votade de dar monha opinião.
acho que com o passar do tempo sempre vão aparecer bandas mandando novas propostas músicas e isso é impossivel agradar a todos e esses carinhas ae que dão muito valor as bandas louconas ae slayer,cannibal corpse ypah tão com areia na vagina pq querendo ou ñ esses subgeneros mais hard estão perdendo seguidores mais jovens algo assim sei lá
:p ahh e esse bagui ae de futuro do rock... nada haver cara, tudo tem seus seguidores

Postar um comentário