quinta-feira, 16 de julho de 2015

Ciúme musical

Leitor, suponhamos que você tenha um amigo que é headbanze (este autor diz "suponhamos, porque este autor sabe que você é um rockeiro solitário que não tem amigos). Pergunte se ele gosta de alguma banda, artista ou música herege. A resposta vai ser "sim", sempre. Todo headbanger ou rockeiro curte alguma música ou banda herege! Mesmo que alguns não queiram admitir, mesmo que esse seu amigo não queira ficar falando isso, mesmo que ele não tenha orgulho disso, mesmo que ele não diga logo de primeira, ele gosta sim! Assim como todos os outros!

Lembre-se que "música herege" é toda música que não seja Rock e Metal. Isso inclui também os estilos que deram origem ao Rock, como Blues, Jazz, Gospel, Country, R&B, entre outros. Então, se por acaso seu amigo curtir alguns desses estilos, ele já gosta de música herege também.

E se por acaso ele não curte, mas "respeita" outros estilos como Rap, o Pop de antigamente, uma ou outra banda alternativa, e etc, significa que ele já tem certa afeição por essas coisas. E afeição... quer dizer gostar. Então ele gosta sim, nem que seja um pouquinho. Um tiquinho mesmo. Ele gosta.

Mas tudo bem, né? Um rockeiro que se respeite sabe apreciar e respeitar coisas fora do Rock, por isso esse "desvio" é uma coisa explicável e natural. Os rockeiros mais "bem resolvidos" e que "não ligam pra opiniões dos outros" admitem isso numa boa, sem problemas.

Eu não sou feito só de Accept, Riot, Racer X, Mercyful Fate e Sodom, gente, eu tenho cultura! Podem conversar sobre Chico Buarque, Gilberto Gil e Elis Regina que eu falo numa boa!

E quando a situação se inverte? Agora fale com seu amigo herege, e pergunte se ele gosta de alguma coisa de róqui. Se ele disser PittyThe Offspring, Muse, SlipKnot e outras de Rock herege, isso certamente não vai lhe afetar...

Mas e se falar Led Zeppelin? Guns N' Roses? Black Sabbath? AC/DC? Aí é possível que você tenha essa expressão:

Como você conheceu essa banda?! Pelo Guitar Hero?! Que músicas tu conhece?! Fala as que não são famosas!!! Quando a banda surgiu?! Já foi em quantos shows dela?! Qual o nome de todos os integrantes?! Qual a marca da guitarra do guitarrista?! Você tem a discografia da banda comprada ou baixada?! Você [...]

Se você não tiver essa reação, parabéns! Pois essa reação de questionar o herege pra ver se ele é um "fã verdadeiro" ou "rockeiro verdadeiro" é bem tosca. Mas também é muito comum. É um comportamento que atinge várias pessoas de vários estilos musicais, e que se manifesta mais intensamente entre os fãs de Rock. Este comportamento se chama ciúme musical, e se caracteriza por ser um sentimento irracional e bobo, que faz a pessoa se sentir única e especial por ouvir determinada(s) banda(s) ou estilo(s) específico(s). Então, quando outras pessoas quaisquer ouvem a mesma coisa que ela, ela se sente pessoalmente atingida por aquele "ultraje", passando a ter raiva daqueles "indignos" que tem a audácia, a petulância, a ousadia de cometer aquele pecado, que é... ouvir a mesma coisa que ela.

O ciúme musical ocorre geralmente quando conhecemos um desses "indignos", ou quando ficamos sabendo que um artista herege revela gostar de coisas que também gostamos. Por exemplo, a Lady Gaga já se declarou abertamente fã de Black Sabbath, Iron Maiden, Def Leppard, KISS, Alice Cooper e outros rockeiros. E qual é a reação dos headbangers? Aquela previsível reação de "não me toque" do ciúme musical, com argumentos como "Ah, duvido!", "Só tá falando isso pra se promover!", "Não consegue falar 10 músicas de cada banda!", "O que o dinheiro não faz, né?", "Falta de vergonha na cara!", entre outros. No fundo, tudo isso quer dizer que a Lady é uma artista pop, por isso... não pode gostar de Rock de verdade. Isso tem tanta lógica quanto este autor que vos fala dizer que é caucasiano, e por isso, não sabe andar de bicicleta. Ele realmente não sabe andar de bicicleta (sim, podem rir), mas isso não tem nenhuma relação com ele ser caucasiano. Afinal, se rockeiros podem gostar de Bryan Adams, The Cure, Michael Jackson, Eurythmics e outras bandas e artistas hereges, porque artistas hereges não podem gostar de Rock? Uma coisa não impede a outra.

O ciúme musical é uma bobeira, mas também pode ser encarado como algo destrutivo para os próprios rockeiros, uma vez que a principal causa para rockeiros adquirirem esse vírus é a crença de que rockeiros são mais inteligentes que todo mundo, conseguem compreender as coisas melhor do que todo mundo, tem mais cultura que tudo mundo, etc. E por se considerarem a raça ariana da Música, o seu estilo musical passa a ser intocável. Assim, qualquer criatura que não for rockeira (dessa forma, considerada seja, alienada, burra, bitolada, ignorante e desprovida de cérebro) que vier a gostar de uma musiquinhazinha de Rock, será considerada indigna, infiel. Ninguém pode mexer no preccciooooosssoooooo!!!

Ora, irmãos. Este é exatamente o comportamento que um seguidor de Deus Metal não pode ter. Como, irmãos, conseguiremos espalhar a palavra do Rock e arrebanhar mais fieis, se tivermos este ciúme musical entranhado em nossas mentes? Como seremos dignos de respeito, se não respeitarmos o próximo? Em verdade, em verdade, vos digo: CRESÇAM, PORRA. Caham... quer dizer... Sejamos maduros. Não nos comportemos como aquela criança que não quer dividir seu brinquedo, ou como o pentelho que não quer emprestar seu bonequinho da Galinha Pintadinha para o coleguinha da creche. Devemos ser maiores que isso, devemos ser A Universal evoluídos, devemos praticar a tolerância e o altruísmo, não devemos ter receio de compartilhar nossas coisas, nossa sabedoria e nosso conhecimento. Não podemos ser elitistas e pensar que "gentinha diferenciada não pode gostar do que EUzinho gosto". Sabem com o que vocês se parecem agindo assim, irmãos? Com aquele hipster de classe média alta que vibra no Lolapalooza, que tem gosto refinado, que vai no Starbucks tirar selfies com seu IFome6, que entra na piscina pela escadinha e ama cinema europeu, que ouve Lana Del Rey de barba colorida e cabelo grande com coque. Sim, irmãos. Vocês não ficam nada bem.

"Ain, como você é incoerente, promerda rocker, fala pra respeitar as pessoas, mas desrespeita os hipsters qu--"

Mas hipster não merece respeito nenhum mesmo não. Merece machadada no coco. Pode chorar a vontade.

Então irmãos, é este o sermão que este autor tinha pra hoje. Não tenham ciúmes das suas coisas, compartilhem, curtam, se inscrevam no canal e divulguem pros seus amigos. E compartilhem essa banda abaixo também. Adeusmetal.

1 orações:

Dhanylo disse...

Muito bom!

Postar um comentário