quinta-feira, 4 de junho de 2015

Estereótipos: capas de disco

Voltandoa falar dos estereótipos que permeiam o vasto mundo do Rock, trataremos hoje de como eles estão presentes nas capas de discos. As capas seguem vários padrões e fórmulas, que variam de acordo com cada estilo de Rock/Metal. Para entendê-los melhor, você acompanha agora uma lista com os principais tipos de capas do Rock.


1. Banda normal
Aqui as capas são as mais simples que se pode imaginar: só mostram a banda como todos os seus integrantes e nada mais. Às vezes também tem algum efeito de luz ou coloração, uma piração artística, só pra capa não ficar tão sem graça.



2. Mascotes
Algumas bandas também gostam de apostar em mascotes, por várias razões: a banda faz propaganda de si mesma, fica conhecida por algo especial e nenhum integrante precisa mostrar sua cara feia na capa.


Na ordem de aparição: Snaggletooth, Fiend Skull, Manowarrior, Eddie The Head e Vic Rattlehead.


3. Psicodélico
Cores vibrantes e berrantes misturadas num mosaico de formas variadas que pulsam energia e transcendem nossa mente nos convidando a abraçar a Era de Aquários que vindoura sublime e esplendorosa, nos fazendo pensar em na união de todas essas sensações universais e imensidão sem mensura em uma só palavra: DOOOOOOOOOOORGAS MANO! É isso que você vai encontrar nas capas de bandas psicodélicas: efeitos de drogas retratados em figuras.


Não olhe diretamente pra essas capas, ou você terá ataques epiléticos como as crianças japonesas que viram Pokémon.


4. Progressivo
O Progressivo é um estilo enigmático para a maioria dos humanos. Não são as bandas que fazem capas sem nexo, é a gente que não tem nível pra entendê-las.


Um golfinho sendo abençoado por uma mão que sai de um portal alucinógeno pra mim é a definição de inteligência e super desenvolvimento mental.


5. Punks
Os punks imprimiam sua ideologia em praticamente tudo que faziam, e com suas capas não era diferente. Eles respeitavam duas regras: ou fazer um trabalho com cara de mal-feito e urbano, ou que demonstrasse a atitude punk.



6. Hard Rock
Essa é bem icônica: tem sempre uma mulher gostosa na capa e coisas hedonistas (como jogatina, carrões, bebida, diversão, etc). Ou pode ter tudo isso junto também.


*fap *fap *fap


7. Metal
O Metal é forte, poderoso, resistente e um bom condutor elétrico, por isso sempre tem capas impactantes. Essa é a regra, ter algo impactante e com preferência a coisas que pareçam mortíferas ou agressivas.



8. Poder e glória perpétua
Esses são os lemas das bandas melódicas do Metal (o famoso Power Metal). Como elas gostam de contar histórias fantasiosas, também colocam elementos fantasiosos em suas capas: magia, dragões, cavaleiros, espadas, brilhos aleatórios, fogo, aço, coisas sobrenaturais e coisas que flutuam.



9. Metal Sinfônico
A beleza e majestade do Metal sinfônico são encantadoras, por isso as capas combinam com essa aura mágica e introspectiva do estilo e sempre colocam uma mulher na capa. Isso mesmo, porque não tem coisa mais bela que uma mulher - Deus só criou Adão primeiro porque quis fazer um rascunho. Geralmente são as próprias vocalistas das bandas que aparecem nas capas.


Parem de fapar, senhores!


10. Extremo

As bandas desse tipo fazem capas com padrões bem diversificados:

10.1 - Capas muito mal-feitas: com isso as bandas querem passar quase o mesmo significado do Punk: não é preciso fazer uma capa super elaborada, pois o importante é a música. Por isso a capa é a pior possível.


10.2 - Anti-cristianismo: Essas capas podem apresentar qualquer coisa dentro desse tema: paganismo, satanismo, blasfêmias, esse tipo de coisa.


10.3 - Satanismo: Parece desnecessário essa parte, mas acontece que muitas bandas são exclusivamente satânicas, demonstrando isso nos seus encartes.


10.4 - Gore: Gore é uma subgênero do Metal Extremo que fala sobre o lado nojento do ser humano, como doenças infecciosas, epidemias, órgãos expostos, muito sangue, sexo violento até chegar ao masoquismo extremo, necrofilia, carne viva e decomposta com odor pútrido e fétido da morte, coisas bonitas como essa.


10.5 - Terrivelmente assustador: Muitas bandas do Metal Extremo adoram fazer pose de assustadoras, por isso se esforçam ao máximo pra te dar um susto logo pela capa do álbum.


Não riam, isso é MUITO assustador!


11. Capas ruins
Algumas vezes as bandas também decidem não seguir padrões e inovam, fazendo assim capas que estão para deleite de todos por serem... questionáveis. Veja exemplos:

"E ae gatinha, quer tocar meu instrumento? huehueheuehueh"

"Vou matar o dragão e salvar a princesa!"

Isto parece uma pantera mutante com um facão estranho, mas talvez nunca saibamos o que é exatamente.

"WRAAAAAAAAHHHHHHRRRR!!!1!"

Já tinha visto piercing em teta de vaca antes? Claro que já, no XVideos!

Esta é a foto do RG do Ted Nugget. Se fosse do instagram, ia ser mais bonita.

"Deixa eu dar uma buzinada aqui... Opa! A velha armadilha para evitar tarados, o Chicletão!"
Sentido pra que, né.

WTF?

Depois dessa coisa estranha, a artigo termina por aqui, tentando dormir sem pesadelos.

8 orações:

Dhanylo disse...

Speak of the devil é o mais assustador

Disposable Hero disse...

Mais assustador inclusive que a pose do mal do Immortal, lol

Hanah Ceres disse...

Prefiro as capas de "Poder e Glória eternos". Essas cenas épicas despertam nosso espírito guerreiro e determinado, para quem curte rpg não tem melhor! *u*

Bruno disse...

AI MAMÃE!!! HOJE NÃO VOU DORMIR!!! Os carinhas do Immortal me deram medo!!!

Mas a melhor capa é essa com a Simone Simons, e não, não fapei.

Winrar Cinco Ponto zero disse...

Na do gore faltou a do Mayhem Dawn of the black hearts, é a mais "foda" de todas

Paulokof disse...

As Com Os Mascotes São As Melhores Concerteza

Anônimo disse...

A melhor de tudinho aí é a do sex pistols concerteza não por ser basica classica é porque voce de cara não da nada, e quando voce esculta NOSsa vei. O que não vale é a capa e sim o que á dentro dela. Não julguen um cd pela capa.

Alice Batista disse...

Tem como não gostar desse post! Sério, ri do começo ao fim, USHAUAHS
Confesso que também fiquei com medo de algumas, mas enfim ADOREI

Listras da Zebra

Postar um comentário