quinta-feira, 30 de abril de 2015

Não ser

Rockeiro é o nome dado a quem gosta de Rock. Se você gosta de Rock, você é rockeiro, certo? Isso não é fácil de entender? Rockeiro é quem gosta de Rock! Pronto, não precisa acrescentar nem tirar nada dessa definição. Não tem mistério, é isso. Cabou. Nada mais, nada menos.

Mas por que diabos lokis uma pessoa em sua sã consciência e dotando de plenas e sadias faculdades mentais começa a achar, imaginar, sugerir e delirar que uma pessoa deve cumprir regrinhas pra ser um rockeiro legítimo???

Talvez porque os rockeiros antigos se achavam muito importantes e inventaram uma série de dogmas pra separar quem era rockeiro "de verdade" e quem não era. Quem fosse a cemitérios, vestisse sempre preto e adorasse Satan (de brincadeira) podia ser considerado rockeiro de verdade, os outros não.

Ou talvez porque os humanos são condicionados achar que é preciso se comportar ou se encaixar em estigmas e dogmas pré-estabelecidos pra "ser" alguma coisa. Por exemplo, pra ser punk, é obrigatório usar moicano. Pra ser gótico, tem que usar roupa preta o tempo todo. Pra ser uma pessoa saudável, tem que ser obrigatoriamente magro. Pra ser religioso, tem que odiar todas as religiões exceto a sua. No caso do rockeiros, tem que se vestir de preto, andar com muitos acessórios, gostar das bandas que "todo rockeiro gosta", usar gírias rockeiras, deve agir de determinada forma, pensar de um certo jeito, obedecer regras, seguir dogmas, como se fizesse parte de uma seita com uma série de dogmas preparadas pra seus fieis.

E quais são esses dogmas? São estes aqui que você vai conferir abaixo.


Parte 1: Mentalidade
Agora você vai aprender tu-di-nho sobre como se rockeiro de verdade! É só seguir essas dicas e vai dar tudo certo na sua vida, vaia té trazer a pessoa amada (e rockeira) em três dias! Vamos começar pela mentalidade que você precisa ter, algo essencial no do Rock, que é um estilo que tem sua história, tradições e espírito de rebelião, e mais outras coisas que... você só precisa saber na teoria - e que eu também não sei direito rsrs. Estas são as 15 super regras que você precisa seguir pra agir e pensar como rockeiro:

01. Seja diferente de todos a sua volta!
02. Mas não seja diferente dos rockeiros.
03. Seja rebelde!
04. Seja revolucionário!
05. Tenha atitude!
06. Não fale atitude, e sim ATITUDE!!!!
07. Apoie tudo que seja rebelde e revolucionário!
08. Mas odeie Rebelde. Lembre-se da regra #01 e seja diferente das pessoas comuns.
09. Se você não puder seguir as regras #3, #4 e #5, já que você não quer ser expulso de casa, ser um delinquente ou arrumar problemas com a polícia, DIGA que é rebelde, revolucionário e que tem atitude. Isso funciona muito bem pros rockeiros!
10. Tenha orgulho de ser rockeiro!
11. Não basta ter orgulho de ser rockeiro, tem que mostrar PRA TOOOOOODO MUNDO que você é rockeiro!
12. Você provavelmente vai ser ignorado ou odiado, mas está ok! Você está cumprindo a regra #1!
13. Despreze todos que são diferentes de você. Menos seus pais, senão você apanha.
14. Despreze tudo que não é Rock e Metal! Especialmente qualquer música brasileira.
15. Mas se por acaso gostar de algo que não seja Rock nem Metal, esconda!!!

Agora que você aprendeu o básico de como ser agir, vamos ao básico de como se vestir:


Parte 2: Visual
O visual é super super importante para você ser reconhecido como rockeiro pela Sociedade e pelos seus amiguinhos da escola, porque chama atenção e mostra o quanto você é rebelde e tem ATITUDE!!!! Existem muuuuuuitas coisas que você precisa ter e vestir, então é bom tentar usar um pouco de tudo:

Roupas pretas
SEMPRE use preto. Não importa se você sua que nem um iceberg na Linha do Equador, não importa se onde você mora faz um calor tãp desgraçado que até aparece político prometendo chuva. USE PRETO SEMPRE! Seu lema deve ser este: "Só deixo de usar preto quando inventarem uma cor mais escura. Amém". Pode até repetir isso pra si mesmo no espelho pra se motivar, vale a pena!

Cabelo e barba grandes
A menos que você seja mulher, sempre use cabelo e barba grande (e os dois pretos, de referência!). A moda dos cabelos grandes surgiu lá pelos anos 60, onde era comum mulheres prenderem seus cabelos e homens suarem cabelo curtinho, por isso ter cabelo grande é pura ATITUDE!!! E ter barba grande também é importante, pois a Sociedade gosta de cara lisinha. Quanto mais você parecer um profeta, mendigo ou gandalf, melhor! Você mostra mais ATITUDE!!!!

Maquiagem
Sim, você homem também pode usar! Mas não é lá muito recomendado. O básico é usar lápis de olho, sombra e batom vermelho ou preto. Uma maquiagem sombria demonstra como você quer chamar atenção para toda sua rebeldia e tristeza interior. Ui, me deu até arrepio agora.

Roupa
Esta é a parte mais difícil, amiga. Tem muita coisa que você pode usar ou deixar de usar, então vamos por partes:
  • Nos pés, All Star, coturno, bota de cano alto ou só um tênis velho, encardido e PRETO. E as meias tem que ser sempre de cor neutra. Eu sei que você gosta da meia da hello kitty, mas lembre-se da regra #15!
  • Nas pernas, calça de couro ou calça jeans. Eu particularmente prefiro a segunda opção, pois o jeans pode ter rasgos nos joelhos. Isso demonstra que você é despojado, largado e "foda-se" (desculpa se eu te ofendi com esse palavrão, amiga. Ás vezes eu me empolgo). E se você for mulher, pode usar saia jeans e até meia-calça no estilo arrastão, é lindo.
  • Na cintura, um cinto com acessórios metalizados, ou somente preto. Pode usar também um cinto de bala, vai te dar um ar de "sou periculosa, não mexe comigo que sou biônica". Uma corrente pendurada do lado também é uma ótima pedida, pode usar a corrente que você usa na sua bicicleta.
  • No tronco, uma camisa preta de banda, e por cima um casaco ou colete, de jeans ou de couro. Ou até um sobretudo, você escolhe! E quanto mais acessórios, melhor - bottons são bem comuns, mas pode botar aquelas tirinhas de pano que tem nome de banda. Chamam aquilo de "paty" ou "patch", não sei, é muito underground pra mim.
  • Nos braços, faça tatuagens (ou uma só, caso sua mãe ache um absurdo você ter tattoos). Nas mãos, pinte as unhas de preto - se você for homem, não precisa. Use também pulseiras, braceletes ou munhequeiras de banda.
  • Na cabeça, você pode variar, e ao invés de usar apenas cabelo grande, pode pintar de uma cor bem extravagante, usar moicano ou botar bandana preta de caveira. Usar piercing também é um luxo só.
  • Por último e opcional o pescoço, que pode ter colares com caveirinha, pentagrama, ankh, símbolos que você vê nas lojas e parecem dark, bem metal mesmo.
Existem alguma variações no estilo, por exemplo: grunges adoram xadrez, góticos usam saia e bota de plataforma, headbangers podem ser carecas e usarem acessórios com espinhos, etc. Tudo depende de qual estilo você vai seguir. Ufa, cansa ser rockeiro, né? E custa caro!


Parte 3: Símbolos
Se você quer ser rockeiro, você deve saber que existem certos símbolos que são associados à sua tribo. São estes aqui:

1. Caveira, um símbolo punk que indica PRERIGO! Mas também significa igualdade, pois todas as pessoas tem caveiras debaixo da pele (aprendi isso na aula de biologia), simbolizando que somos todos iguais. Mas isso é da boca pra fora, porque você tem que respeitar as regras #1, #13 e #14.
2. Anarquia, outro símbolo punk que significa... ah, sei lá, mas aparenta ser bem rebelde!
3. Pentagrama, um símbolo usado pelos pagãos que assusta a Sociedade lixosa. Perfeito pra você.
4. Chifrinhos, sempre faça esse sinalzinho com a mão.
5. Guitarra, um dos grandes símbolos do Rock, tanto a de seis cordas como a de quatro.


Parte 4: O Rock
Chegou a parte mais importante! Talvez não tão importante quanto seu visual, mas é pra isso que estamos aqui! Você deve ouvir sempre todas as bandas que todos os rockeiros ouvem. Você sabe, Metallica, Iron Maiden, Guns N' Roses, AC/DC, Led Zeppelin, SlipKnot, Evanescence, System of a Down, Ramones, Green Day, Pitty, Blink 182, NirvanaU2... se quiser mais bandas, basta pesquisar no Yahoo Respostas ou curtir as páginas de Rock do Facebook pra mais detalhes! E você também pode ir além e pesquisar bandas bem desconhecidas, tipo Van Halen, Anthrax, Misfits, assim você se torna o supremo conhecedor magnânimo do Rock que pode esfregar seu vasto conhecimento na cara de todo mundo!!!!


Parte 5: Pronto!
Você está preparado para viver a vida do Rock and Roll! agora junte-se aos seus companheiros e faça suas molecagens! Pode começar clicando aqui:


***

Não ser
Quem tem um pouco de inteligência (ou não é analfabeto funcional como esta "rockeira teen", que plagiou este artigo na cara-de-pau), entendeu que todas essas dicas foram uma sátira de todas as regrinhas não-escritas que rockeiros "precisam" seguir. Regrinhas estas que transmitem a profunda e mórbida necessidade da pessoa de aparecer e construir uma reputação, uma fama, algo que inspire respeito aos demais. Quem segue essas regrinhas são jovens ou pessoas que desejam ter sua existência reconhecida e validada pelos outros, desejam mostrar que estão ali, e que são pessoas únicas, especiais, que são alguém, que tem personalidade, sem perceberem, entretanto, que não estão sendo mais do que um estereótipo ambulante, um personagem sem substância, uma pessoa sem personalidade própria.

Apesar dos mais jovens apresentarem com maior frequência esse desejo de ser reconhecido e aparecer, esse desejo pode aparecer mais sutilmente entre os adultos também, adultos que supostamente são mais esclarecidos e amadurecidos. Estes mantém a ideia de que deve-se "honrar" o Rock, vestir o Rock como se fosse uma camisa de futebol, ou louvá-lo como uma religião se tornando um fanático com um desejo intenso de esfregar toda sua grandiosa cultura e inteligência na cara de todos, mostrando como ele é fodão por gostar de Rock, que é o estilo mais fodão e infinitamente superior ao resto dos estilos musicais do mundo (especialmente os brasileiros, porque o complexo de vira-lata está entranhado no seu cérebro). Ele nunca perde a chance de se gabar de como está há mais tempo na cena, de como é conhecedor de todas as bandas e artistas que passaram, de como ele é respeitado no meio, de como suas experiências foram grandiosas, como a quantidade de shows que assistiu foi grande, como seu fígado quase totalmente estragado ainda resiste, como sua foto nas redes sociais com cara de mau inspira respeito ou medo entre os jovens deslumbrados, etc.

Enfim, o desejo de "aparecer" e ter sua existência reconhecida é um desejo natural de todo mundo. Mas não é nada saudável ser um exibido, metido e um reles servo cego de um monte de regrinhas não-escritas para mostrar que é rockeiro. Ora, quem precisa realmente disso? Pra que essa pose toda, essa dedicação tão grande? Não basta apenas gostar de Rock?

Sim. Pra ser rockeiro, basta gostar de Rock.

Eis, irmãos, o caminho para ser um rockeiro honesto, verdadeiro e genuíno: não ser. Não ser um personagem, não ser um estereótipo ambulante, não ser a personificação de um conjunto de padrões e normas pré-estabelecidas de comportamento. Apenas curtir Rock e ser você mesmo. Este é o único caminho para a verdade. Amém.

6 orações:

leydson felix disse...

Esta na cara que você tem que aprender muito mais sobre o que é ser rockeiro!

ScretNamerRPGhabbo disse...

Só eu achei ridiculo? Mano, REGRAS para ser rockeiro de vdd? Não vi o sentido

Anônimo disse...

kkkk ri mto com o post, acho que vc quis zuar esses rockeiros que acham que tem que se portar, vestir, falar etc de determinado jeito, os caras que escreveram aqui em cima acho que não entenderam kkk

Anônimo disse...

Quanto retardado no post,não perceberam que é zuera? gente mds do céu,vcs precisam aprender a interpretar textos

Unknown disse...

Sou brasileiro e ouço Raul Rock Seixas idai Qualé que é tá me tirando

Anônimo disse...

Porra mano, um bando de retardados que não entenderam bulhufas do que estava escrito.

Postar um comentário