sexta-feira, 24 de abril de 2015

A mente tr00

Você sabe o que é um tr00? Você já topou com um tr00 na rua? Já bateu papo com um tr00? Já discutiu com um tr00? Já foi empalado por um tr00 durante essa discussão? Ou você nunca ouviu falar nesse tal de tr00? Pois bem, nesta reportagem investigativa que o Globo Repórter se recusou a reproduzir no ar por razões não explicadas irá destrinchar esta exótica criatura da fauna headbanger.


Definição
O termo "tr00" vem de "true". E "true" é um adjetivo que caracteriza algo "rockeiro de verdade", algo "true". Pegou o espírito da coisa? Pois bem, dá pra notar pela grafia que "tr00" refere-se a algo acima de true, que está dedicado a ficar acima da média de fidelidade e louvor ao Rock, caracterizando qualquer pessoa ou banda que seja fanática, obstinada e extremista em relação à veneração ao Rock. E por ser fanático, obstinado e extremista, é um adjetivo pejorativo.


Características básicas
Como qualquer bom estereótipo ambulante, todos os tr00s tem suas características notáveis:

Extremismo
Essa é a principal. Tr00 não é tr00 se não for extremista. Tudo que ele faz em relação ao seu estilo musical e as suas dieias são elevadas ao máximo do máximo, passando do limite do bom-senso e do senso de ridículo. Quando o tr00 se apega a alguma crença, ele a defende de tal forma que fica pior que uma mistura de fanboy do Batman com evangélico.

Apego máximo ao Metal extremo
Porque o Metal extremo é o extremo do peso, da agilidade, da agressividade, da filosofia (às vezes), e da complexidade (às vezes). Os tr00s preferem essencialmente Death e Black Metal, mas podem também gostar das ramificações desses estilos - que só ele vai conseguir diferenciar.

Síndrome de underground
Esta é uma síndrome muito séria que infelizmente, afeta cada vez mais pessoas hoje em dia, onde os tr00s já são doentes terminais. Esta síndrome faz a pessoa desprezar todas as bandas conhecidas pelo grande público e pelo pequeno público, optando pelas bandas underground do underground do underground, até ouvir o que ninguém mais ouve. Então se você espera que um tr00 ouça a mesma coisa que você, ou que ele pelo menos tenha respeito pelas bandas clássicas, esqueça.

Visual assombroso
Todo tr00 procura fazer pose de mal com a vida, como se a vida fosse uma constante topada com o mindinho do pé, cheia de desgraça e sofrimento. O que tr00 gosta é de se impor, de tocar o terror, de ser mal-falado pelos vizinhos e fazer eles terem medo de compartilhar o mesmo local que ele, desde a fila do banco até o elevador. Para compor este visual trevoso, os tr00s usam xampus e cremes de cabelos top de linha, vestimenta toda preta com uma camisa de banda do capiroto, jeans rasgado, couro fino e muitos, mas muitos, mais muitos espetos. Espetos no punho, na cintura, até nos ombros. Alguns espetos até machucam de verdade.

Típica tr00 moradora de Fortaleza curtindo o Carnaval.

Opiniões "fortes" e "polêmicas"
Essas aspas são pra eufemismo, porque ele tem opiniões escrotas mesmo. Pra ele, tudo que é violento e extremo é bom. As melhores bandas pra ele são as mais violentas, com uma metralhadora ou britadeira na bateria e um porco no vocal. Os melhores filmes são os de horror com muito gore. Os melhores esportes são os que tem mais chances de acontecer acidentes. Os melhores sites são os da deep web. As melhores filosofias são as que promovem a Lei de Talião, Darwinismo Social, autoritarismo e individualismo em geral. Assim, todos os problemas do mundo podem ser resolvidos da forma mais extremista possível. Por exemplo, se tem muito acidente de trânsito acontecendo por causa da bebida, deixem esses bêbados dirigirem e morrerem logo! Não importa se eles vão fazer mal a outras pessoas além deles mesmos.

Tempo livre
Se o tr00 não está comentando nos blogs, sites e páginas de Rock (especialmente comentando coisas que ele odeia, como resenhas de bandas que ele odeia, ou notícias de bandas que ele detesta), ele está ouvindo as últimas bandas que descobriu oriundas da Polônia, Liechtenstein e Ladônia, que fazem um som que é uma mistura de Crust, Grind, Splatter e um tiquinho assim de Brutal Death Metal Técnico. Com isso ele consegue manter sua tr00eza afiada e em dia.

Vida social restrita ou inexistente
Você acha que com um temperamento e mentalidade dessas, o Tr00 tem alguém para... conversar? O máximo que ele consegue como companhia são pessoas tão chatas quanto ele. Mas no final tudo compensa, pois ninguém é tão metalhead e devoto do Heavy/Rock quanto ele.


Tipos de tr00
Ao contrário do que se pensa, existem categorias diferentes de tr00, cada uma com suas características - claro que, não desrespeitando as características já citadas - de acordo com o estilo musical. São eles:

Blackened Metaller, ou Tr00 Tradicional
São a maioria no mundo do Rock, sendo usados constantemente como modelo principal para definir os tr00s, apesar de existirem outros tipos. Estes Blackened metallers são, como o nome diz, amantes do Black Metal, mais exclusivamente dos lugares mais frios e distantes, com um amor especial pela Escandonávia. Como bons extremistas, desprezam bandas mais mainstream (apesar de fingirem terem respeito por elas só pra não dizerem que ele é extremista), bandas da Terceira Geração do Black Metal (Dimmu Borgir e Cradle of Filth, ele tem vontade de vomitar) e bandas que todo mundo está ouvindo no momento. Ele é aquele tipo de pessoa que diz aquela célebre frase: "Eu gostava, antes de virar modinha".

Gothtr00, ou Gothic Tr00
São os tr00s do submundo do "Gothic Metal", que são pouquíssimos, mas se destacam por duas características básicas: serem tr00s, e serem metidos a góticos obscuros vampirescos. São totalmente depressivos, obscuros e atormentados, tendo ideias mortíferas e suicidas e quase não tem pessoas para fazer companhia ou redes sociais para expressar sua depressão, e quando tem são redes sociais underground que não tem adesão do público como o VK e o MySpace (sim, eles ainda tem). Alguns tem até vontade de fazer um tumblr, visto que muitos tr00s tradicionais também tem, mas ficam com vergonha. É notável também sua síndrome de underground que é mais branda, apesar de não deixar de condenar as bandas "modinhas" e "vendidas" que tem clipes com muitas visualizações. Eles preferem se refugiar nas sombras de Paradise Lost, Lacrimosa, The 3rd and The Mortal, Draconian, Moonspell e outras.

Prog Tr00, ou Progressive Tr00
Esses não tem uma obsessão por parecerem trevosos, mas o que falta numa quesito, eles compensam aumentando a intensidade dos outros. Sua síndrome de underground também não é tão alta, já que não tem impedimentos em gostar de bandas de Progressivo mainstream como Dream Theater, mas isso se deve ao fato do Progressivo já ser um estilo que pouca gente se interessa a fundo. Os Prog Tr00 tem orgulho de terem gastado 654234197411498 horas preciosas da sua vida só ouvindo as introduções das bandas que ama, de curtirem bandas que ninguém ouve como ARK, Control Denied, Serenity ou Red Harvest, e de elogiar o Rush, Pink FloydYes, Tool e outras bandas de Rock Progressivo, devotando seu respeito máximo a elas e também se masturbando ouvindo Marty Friedman, Yngwie Malmsteen e Michael Romeo.

Grindtr00
Geralmente confundido com tr00s tradicionais, também são pouco numerosos na população extremista, mas se destacam por serem mais nojentos que seus colegas tr00 black metal. Os Grindtr00 gostam de escatologia, doenças, fluidos, mortos, zumbis, cadáveres, doenças genitais, deep web, gore, zoo-pedo-necrofilia... e até acham que aquela icônica capa do Mayhem foi levinha até.


Essa também, super leve. Dá pra ser pior.

A vida como ela não deve ser
Todos os tr00 vivem suas vidas em perfeita harmonia, seja isolados do mundo no seu quarto escuro, ou regando plantas...

Andando de bicicleta...

Cheirando flores...

Usando bermuda...

Fazendo três pontos...

Fazendo compras...

Montando acampamento...

Usando calças divertidas...

Recitando cantigas de roda...

E brincando de soco soco bate bate soco soco vira vira...

Indo ao McDonald's e alimentando o capetalismo...

Sendo hippie...

Fazendo selfie...

Jogando Mortal Kombat...

Prestando homenagens a grandes governantes...

Tirando foto 3x4...

Sendo preso por feminicídio...

Tirando foto com seu desenhinho...

Respondendo ao chamado da natureza...

E matando gente comum.

O pior é o dia a dia dos pais tr00, que ensinam seus valores pras pobres crianças...




Por que eles são assim?
Não é preciso ser formado em psicologia pra dar o diagnóstico dos tr00s: depressão, baixa auto-estima, frustração, mágoa reprimida, enfim, todo tipo de infelicidade. E se essa infelicidade é óbvia, os motivos pra essa infelicidade não são tão óbvios assim. Podem ser vários motivos:
  • Falta de aptidão social, assim o tr00 se torna tr00 por não ter amigos, colegas nem bichinhos de estimação pra interagir, fica solitário, fica frustrado e começa a descontar sua frustração no mundo todo, tendo pouquíssima empatia pelos humanos em geral, tendo apego a ideias mais extremistas e ouvindo Metal extremo, por ser um estilo que canaliza e representa tudo que ele está sentindo.
  • Inteligência exacerbada, porque inteligência algumas vezes vem com arrogância. Então o indivíduo começa a se achar superior a tudo e a todos, começa a gostar de ideias e filosofias que apoiem essa ideia de que existem sim pessoas superiores ao resto todo (em todos os níveis, inclusive biológicos), e por acaso, escolhe o Metal extremo pra se apegar, porque ele enxerga no Metal extremo tudo que ele admira numa música: potencial, complexidade, conceito diferente e, principalmente, ser um estilo que poucos curtem. Ele gosta de se sentir privilegiado ouvindo algo que ninguém mais ouve.
  • Imaturidade, pois é nessa fase (ou estado) que as pessoas tem mais inclinação a serem rebeldes e revoltadas com a vida e com o mundo todo. E a imaturidade muitas vezes não acaba na adolescência (fase em que tem mais tr00s), mas perdura até a fase adulta, onde o adulto já tem sua vida formada, paga suas contas, é independente e tudo mais... mas continua imaturo por conta da suas atitudes em suas atitudes: não aceita que as pessoas o questionem, não gosta de ser contrariado, não aceita opiniões divergentes, tem problemas pra lidar com coisas diferentes do usual, etc. Então ele escolhe o Metal extremo como seu estilo de música, pois além de se identificar com a pose de revolta e agressividade do estilo, o Metal extremo é um gênero que tem orgulho de não fica estagnado e não se renovar. Caso haja alguma banda de Metal extremo que faça uma coisinha diferente, ela já tem um imenso desvio na proposta, não é "Metal extremo de verdade", não é fiel às raízes, não tem a "sonoridade old-school", etc. Isso combina bastante com um indivíduo que não evolui e não quer evoluir.
  • Crença em filosofias e ideias extremistas. Assim a pessoa que já tem ideais protofascistas descobre um estilo que defende suas ideias e representa na sua sonoridade agressiva todo o extremismo do seus ideais, e passa a amar o Metal extremo. Ele vai ter mais amor pelas bandas com temática mais niilista, extremista e nazista (mesmo que algumas bandas apenas abordem o tema, não acreditando nele de fato), como o NSBM (National Socialist Black Metal, ou Black Metal Nacional Socialista, sendo "nacional socialista" um outro nome para Nazismo) e bandas que buscam resgatar a cultura dos seus ancestrais, com instinto de preservar a sua "raça" e dizer que ela é superior às demais. Resumindo: o cara já é um escroto, descobre o Metal extremo e se torna um tr00.
Também é possível listar certas coisas que faltaram na vida deles e que os fizeram se tornar tr00s:

Amigos

Mulhé

Uma esquentadinha no bumbum

Paçoca

PlayStation

Plástico bolha

E...


Isto é tudo que você precisa saber sobre tr00s. Fique agora com uma banda bem tr00 e adeusmetal.

0 orações:

Postar um comentário